Eles também vestem verde-e-amarelo!

Quem disse que o Brasil é o país do futebol, precisa passar uma hora num pub inglês em dia de jogo. Todos sabem que o futebol nasceu na Inglaterra mas, o que eu desconhecia, é que eles simplesmente são fascinados por esse esporte!

Explico:

Há duas semanas, presenciei mais um acontecimento que os moradores de Norwich consideram importantíssimo: a recepção do time Os Canários, que representa todo o estado de Norfolk, mas que é natural de Norwich. O time acabou de subir um nível na competição nacional (o equivalente ao nosso Campeonato Brasileiro) e foi recebido com pompas e honras pela cidade no último dia 13 de maio. O clube tem história: são 100 anos de existência, jogando contra grandes times, como Manchester United, mas nunca ganhando. 

Estava eu na Primark, loja de departamentos que se assemelha ao paraíso, despendendo toda uma tarde na escolha de algumas camisetas, meias, casacos.

Lá pelas 17h, terminei de fazer as compras e saí para a rua. Qual não foi minha surpresa ao ver uma multidão vestida de… verde-e-amarelo! Homens e mulheres com camisetas, perucas e cachecóis nestas cores, empunhando bandeiras, sorrindo, como um exército colorido! Ninguém sabe ao certo o porquê das cores verde-e-amarelo serem as oficiais do time, mas suspeita-se que o motivo seja porque essas são as cores do pássaro canário.

Perguntei a uma senhorinha vestindo um dos cachecóis verde-amarelo e ela me explicou o motivo da alegria coletiva: os jogadores do clube chegariam dali a uma hora, passariam por aquela avenida e seriam recepcionados no Castelo. Ou seja: estava eu, coincidentemente, na linha de fogo!

Fui andando e procurando o melhor lugar para registrar tal momento. Me aboletei no pub The Bell Hotell, onde uma multidão de ingleses bêbados entoava canções. Pedi um pint (o copo de cerveja aqui é um pint: cerca de 500 ml), e me postei na mureta do pub, junto a homens e mulheres eufóricos. Ao meu lado, um grupo de torcedores se divertia ao dar início a de músicas tradicionais e a gritos de guerra. De um outro lado qualquer, sempre vinha um contra-canto, e quem não sabia a sua parte, recebia uma vaia sonora.

Chegada uma hora, cansei de ficar ali perto dos marmanjos e tentei subir num banquinho: uma inglesa monstra simplesmente ME EMPURROU, estando eu com as duas mãos ocupadas. Quase pranchei com as fuças no chão. Tal acontecimento me deixou muito cabisbaixa, me levando a uma profunda reflexão, a ponto de eu deixar o recinto. Desejei bater fisicamente naquela inglesa filha-da-puta-do-caralho boba e chata, mas achei melhor não.

Engoli o choro e resolvi ir embora. Não sendo possível cruzar o exercito colorido rumo a minha casa, fiz um caminho inverso: atrás do pub, há uma entrada para um shopping da cidade, The Castle Mall. Entrei na primeira porta e saí na outra ponta. Com uma multidão fechando minha passagem nessa outra ponta, comecei a amaldiçoar a recepção à porcaria dos jogadores.

Mas, dois segundos depois, um caminhão verde-e-amarelo despontou no começo da avenida. Eram os atletas! Ocupando um lugar privilegiado na mureta, saquei meu celular e fiz algumas fotos deste momento tão importante para os moradores de Norwich! (Desculpem, mas minha câmera estava sem bateria. Tive que usar o celular).

E descobri um mistério que estava me assombrando a mente: quem se lembra dos torcedores empunhando Heinnekens? Pois bem: estavam a comemorar a última vitória de Os Canários.

6 pensamentos sobre “Eles também vestem verde-e-amarelo!

  1. Que máximo esse registro, amiga!
    Indelicadezas nativas à parte, vivenciar as manifestações locais é um momento muito rico, não?

    Da próxima vez, quero uma foto da rainha, ok? hahahah

    Um bitoca na ponta do nariz.

  2. amei o post….muito bem escrito, como qualquer coisa q Keilitcha escrever..ai ai…muito bom….engraçado saber q outro time e outra torcida usam o verde-e-amarelo como as cores oficiais…
    bjs saudades

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s