Aposentos reais de verdade

*Este post faz parte de uma série de posts sobre minha viagem a Estocolmo.

Palácio Real

Eu sempre achei que tivesse idéia do que era um palácio. Não, eu não tinha. E acho que qualquer pessoa normal não tem. Eles têm um quê de suntuosidade que a plebe não consegue imaginar por si mesma. Nem fotografias, nem filmes, literatura altamente descritiva: eles não dão conta de nos transportar para a essência do que seja um palácio.

O Kungliga Stollet foi contruído no século XVII, no lugar do antigo palácio que existia no local, para ser a residência da família real após o incêndio que destruiu a cidade em 1697. Hoje ele é a residência oficial do rei e é o local onde acontece a maioria das recepções oficiais do país.

Construído pelo arquiteto Nicodemus Tessin, o monumento é todo em estilo barroco e é inspirado nos palácios romanos. Com cerca de 600 aposentos, o Kungliga é dividido em sete andares, uma construção enorme, imponente, deslumbrante.

Vêem essa marca no chão? É o espaço que a mesa para o banquete de gala ocupa no aposento de King Carl.

Sem tempo suficiente para uma visita completa, que incluiria O Tesouro da Coroa e a Galeria de Antiquidades de Gustavo III, optamos por visitar apenas os aposentos reais. Caminhando por eles, é possível entender o que foi o século XVII para a Suécia, quando este país inaugurou a sua era de ouro, ou o “Período de Grande Poder”. É também´um passeio pelos reis que ali viveram, com seus aposentos ainda intactos, tronos expostos, seus quadros pendurados.

É possível também entender todas as revoltas populares contra a coroa – quaisquer coroas. Construir aquela maravilha arquitetônica foi praticamente um roubo aos cofres públicos!

Visitar um palácio é ficar dividida entre a beleza da arte e o repúdio ao luxo em detrimento de outros grupos. Um palácio real é algo fora do senso comum. E é deslumbrante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s