Nas vilas da Alsácia

A Alsácia é um cartão postal em si mesma.

Localizada na região nordeste da França, é cortada por vilas rurais franco-germânicas, vales e vinhedos.

Nas montanhas no Alto-Reno (Haut-Rhin), entre florestas, ruínas de castelos medievais desenham-se no horizonte. Nos pés das ruínas, vilarejos que datam de um tempo antigo nos lembram sistemas feudais, o poder dos senhores, a vida dos vassalos.

Fortificações que protegiam os camponeses que ali viviam sobrevivem à ação do tempo.

Mansões e casebres alsacianos são muito peculiares: paredes cortadas por vigas horizontais, verticais e oblíquas dominam as pequenas ruas medievais.

É fácil imaginar as carruagens que ali passavam. Também são cenário possível para cavaleiros disputando a honra numa luta de espadas. A Alsácia é inteira cenográfica.

A vila de Eguisheim é uma dessas típicas vilas. No centro de turismo é possível obter um mapa da cidade, que se cruza numa caminhada de 30 minutos. Começamos pelo circuito histórico. Custamos a acreditar nas janelas, sobretudo no parapeito das janelas.

E essa caixa de correio?

Entendemos porque Eguisheim ganhou vários prêmios como uma das mais belas cidades floridas de toda a França. (Não é uma graça eles terem uma premiação assim?)


Uma vez em Eguisheim, recomendamos a Rota dos Três Castelos, que não conseguimos visitar, já que os antigos monumentos só abrem, de outubro a novembro, aos fins-de-semana.

Em Neuf-Brisach, a cidade militar em formato octogonal, encomendada por Luiz XIV, as fortificações do engenheiro militar Vauban são classificadas como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Com o museu fechado e uma atmosfera fantasmagórica que reinava naquela cidade vazia, nos satisfizemos com os detalhes das janelas.



Nos próximos posts, informações sobre vilarejos e suas adegas, o castelo mais famoso da Alsácia e a capital da Europa, Estrasburgo.

Por agora, é preciso parar, pois temos que dar fim nos vinhos brancos comprados numa das tantas caves que encontramos na Rota do Vinho.🙂

6 pensamentos sobre “Nas vilas da Alsácia

  1. God do céu!!!!!!
    Ai q viagem dos sonhos!!!
    O princípe sabe como encantar seu amor sem dúvida alguma!
    Concordando com a Taty: Conto de fadas!!
    Amo vcs!
    Esperando ansciosamente o retorno!
    Beijokitas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s