Como escolher hotéis pela internet

São centenas de sites, milhões de resultados no Google. Nessa pilha cibernética de possibilidades, como escolher uma opção confiável de hotel do qual não há recomendação alguma?

Porque, vamos combinar: a não ser que seja um hotel bacanudo de preço equivalente, o hotel que um viajante modesto procura não ganha resenha em cadernos de turismo.

Mas há hotéis possíveis e interessantes no mesmo perímetro dos superstars. No entanto, é preciso saber procurá-los e avaliá-los. Só assim evitam-se surpresas desagradáveis.

Na internet, testei vários sites e cheguei ao booking.com. Este site é muito legal, porque disponibiliza informações essenciais numa única página de informação, tais como:

– localização do hotel (com código postal), o que permite dar um googlemaps e ver se o hotel realmente fica próximo aos pontos turísticos dos quais afirma estar;
– descrição do hotel,  fotos e facilidades (se há estacionamento, por ex. e taxas);
– descrição e fotos dos quartos (você vê o que compra – não reserva quarto simples pela foto da suíte master);
– críticas/resenhas de outros hóspedes;

Abaixo, página inicial com as seguintes informações: hotéis disponíveis, preços, nota atribuída pelos usuários, descontos e número de quartos disponíveis.

Atenção: essa info é verdadeira – uma vez, fiquei lutando com um sueco por um quarto. Demorei para pegar o cartão de crédito e ele efetuou a reserva primeiro. Tive que recomeçar a busca.😦

(Clique nas fotos para ampliá-las)

Descrição do quarto com fotos.

Com estas informações em mãos, só é preciso avaliá-las. No quesito localização, como diz Ricardo Freire, do imprescindível Viaje na Viagem, não há mágica – quanto mais barato um hotel, mais modesto e menos bem localizado ele será.

Portanto, nada de ilusões ou de se achar o grande sortudo. Para não sentir-se ludibriado mais tarde, antes de procurar hoteis, dê uma olhada caprichada para o destino onde se está indo.

Ficar num hotel na periferia de Paris ou a mais de 15 minutos do metrô é fria. A regra básica é: pesquise, pesquise, pesquise.

Resenhas

O que o booking tem de mais útil para mim são as resenhas/opiniões/ críticas dos que já passaram pelos hotéis. Essa espécie de fórum indenpendente é peça-chave na escolha da acomodação.

Veja exemplo abaixo:

Em setembro, estava muito feliz com um hotel que tinha encontrado em Paris, pela localização e preço mas, nas resenhas, diversos hóspedes se queixavam da presença de percevejos nas camas.

Nas reviews, há reclamações de todo o tipo: hotéis de 16 andares sem elevador nem ajudante para auxiliar com as malas (imagina você subindo escada acima com bagagem de 30 kg), chuveiros que não funcionam, umidade, mofo nas paredes, roupa de cama suja e outras cosita más. Eleja suas prioridades na hora da leitura e permita-se ser ajudado por outros viajantes!

Dica: quando não é possível encontrar resenhas no próprio booking, jogue o nome do hotel no site TripAdvisor, site mundialmente conhecido por suas numerosas resenhas.

Outras páginas na web

Há vários outros sites que reúnem hoteis ao redor do mundo.

Para albergues, consulte:

www.hostelworld.com
www.hostelbookers.com
www.hostelseurope.com

Para hoteis baratos, consulte:

www.cheaphotels.co.uk
www.lastminute.com
www.hotelformule1.com
www.hoteis.com

Para hoteis chiques, não me pergunte que eu não sei.😉

Um pensamento sobre “Como escolher hotéis pela internet

  1. Dica anotada, baby! Já tinha navegado com você em SFX.

    As resenhas são ótimas mesmo, é gente como a gente que escreve lá, e não cliente quadrado, do tipo que não interage. Por isso, dá para confiar neles.

    Uma coisa que eu fiz e achei legal é começar a acompanhar as atividades dos hoteis/hostels no Facebook. Dá para saber que eventos eles fazem, o que eles promovem, como eles se posicionam… Ainda não bati o martelo sobre meu destino de férias, mas já comecei a seguir os dois hoteis que mais me interessaram de cada um dos possíveis destinos.

    Beijos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s