Um pé no Parlamento, outro no tribunal: os aprendizados de um curso extremamente prático

Em outubro, tivemos duas experiências muito interessantes no mestrado: fomos à Casa dos Comuns, no Parlamento, para um seminário sobre entrevistas com políticos, e reportamos sobre um julgamento, que assistimos ao vivo num tribunal em Westminster.

Uma das primeiras salas de Westminster: paredes de pedra, esculturas, pinturas, vitrais, lustres imperiais. Que parlamento deslumbrante!

Uma das primeiras salas de Westminster: paredes de pedra, esculturas, pinturas, vitrais, lustres imperiais. Que parlamento deslumbrante!

Vestidos de maneira elegante, fomos ao Parlamento para uma atividade prática: três alunos entrevistaram uma Member of Parliament (algo como uma deputada), conhecido aqui como MP.

Meg Hillier, a MP, fez um mestrado em Jornalismo na City há alguns anos e recebeu os alunos em uma sala cheia de quadros e vitrais, com vista para o Tâmisa, para a sessão de perguntas e respostas.

Eu, Alice e Clara olhando para o Big Ben na saída de Westminster

Eu, Alice e Clara olhando para o Big Ben na saída de Westminster

A visita ao Parlamento faz parte de uma atividade muito interessante que temos aqui dentro do módulo Prática Jornalística. Toda semana três estudantes são sorteados para entrevistar uma autoridade local, que vem até a universidade: councillors (algo como vereadores), diretores da polícia, etc.

E isso é muito interessante: toda semana uma autoridade se abala até a universidade e se coloca à disposição de jovens estudantes de jornalismo. As entrevistas são feitas com base em temas elencados pelo professor da disciplina dias antes, duram 15 minutos e são realizadas em frente de toda a sala.

Uma coisa curiosa é o que se segue após a sessão de perguntas e respostas: o entrevistado dá um feedback sobre o entrevistador. Revela quais foram as perguntas mais difíceis, onde o entrevistado poderia ter forçado mais para receber mais informação, onde falhou.

As análises são honestíssimas. Houve alunos que exageraram na dose de agressividade com o entrevistado e o feedback foi devastador. Tudo isso com platéia.

Outra experiência interessante foi a visita a um tribunal, o Westminster Coroner’s Court, dedicado a causas civis. Chegamos lá por volta das 9h, numa manhã de sol, e quase não acreditamos quando vimos a portinhola do tribunal.

“É aqui mesmo?”, nos perguntávamos.

Westminster Coroner’s Court

Os 25 estudantes precisaram ser apinhados no pequeno local, que tinha espaço para não mais que 50 pessoas.

O caso era triste: uma jovem viúva movia ação contra o serviço de ambulância, que demorou 30 minutos para atender a um chamado de urgência.

Aqui, pasmem, as ambulância são dispachadas depois que um questionário dentro de um software é preenchido. De acordo com as respostas, o software é que decide se o caso é emergência ou não. Neste caso, o software ficou variando entre “emergência” e “não emergência”, devido ao conteúdo das respostas.

O fato é que o ex-marido teve um pseudo-aneurisma, devido a complicações de um transplante de rim e de pâncreas que havia feito dois meses antes, e faleceu.

O julgamento foi um desafio para meu vocabulário: teve o depoimento da família, de médicos cirurgiões, de motoristas de ambulância e outros mais.

Também foi triste porque o caso tinha forte carga emocional.

Mas, principalmente, foi enriquecedor ver o incrível trabalho de um juiz, fazendo as perguntas certas para chegar a respostas objetivas. Era como ver um jogo de “Detetive” sendo jogado na minha frente, ao vivo, e de verdade.

As reportagens que tivemos que produzir sobre a visita ao Parlamento e ao tribunal até o momento foram uma espécie de teste e não fomos avaliados por elas.

Neste mês, faremos uma nova rodada de visitas e, desta vez, teremos as reportagens avaliadas.

Amanhã, iremos ao Parlamento novamente. Três estudantes irão entrevistar Emily Thornberry, uma MP do Partido Trabalhista.

Já estou preparando bloquinho, caneta e pensando no figurino. We must dress smartly.

BigBen

Big Ben: a clássica torre que abriga o Big Ben no Palácio de Westminster, onde ficam as Casas do Parlamento

4 pensamentos sobre “Um pé no Parlamento, outro no tribunal: os aprendizados de um curso extremamente prático

  1. Quanta experiência legal em sala de aula – or anywhere!

    Mas meu deus: que angústia deve ser receber um feedback ao vivo do seu entrevistado! Mas acredito que a aprendizagem é muito mais significativa em uma atividade como essa!

    Depois me conta como foi o seu feedback?!😉

    • É um sistema cruel mesmo. Aqui eles já aprendem na faculdade o quanto a vida é dura!! haha. No começo, meu coração palpitava forte só de ouvir o feedback dos outros, mas com o tempo você se acostuma. Também percebe que é o aprendizado é maior que o sentimento de exposição.

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